O Pace é o tempo que levamos para correr 1 KM. Essa importante métrica da corrida pode ser sua aliada nos treinos e nas provas, determinando as zonas de treinamento ideais em sua planilha e acompanhamento de sua evolução. Na prova pode ser utilizado estrategicamente para que se economize energia em um determinado trecho e “se solte” e vá mais rápido em outro.

É possível medir o Pace com um GPS, aplicativo de corrida no celular ou até mesmo com um cronômetro, se você sabe a distância percorrida.

Quanto menor o Pace, mais rápido você está correndo. Mas, as vezes, por mais treinamentos que se faça, não conseguimos melhorar nossa performance.

É ai que entram os exercícios de aprimoramento muscular que listamos abaixo! Faça-os preferencialmente em dias alternados da corrida de duas a três vezes na semana, respeitando cargas e seus limites.

AGACHAMENTO

Foto: Bio Ritmo

Com os pés na largura dos quadris, desça o tronco como se fosse sentar em uma cadeira. Tome cuidado para não inclinar o tronco à frente e nem curvar a coluna. Retornando, levantando-se. Para colocar mais carga ao exercício faça com halteres nas mãos, ou uma barra apoiada nas costas.

AFUNDO

Foto: Bio Ritmo

Um pé à frente e o outro atrás, o movimento é parecido com o agachamento, mas nesse exercício, a força deve ser feita na perna que fica à frente, tomando cuidado para não inclinar o tronco. Alterne as pernas para treinar a duas. Para mais carga, segurar os halteres nas mãos ou, mais avançado, uma barra apoiada nas costas.

STIFF

Foto: Bio Ritmo

Esse exercício é excelente para a ativação dos posteriores da coxa e dos paravertebrais. Os pés ficam afastados na largura dos quadris e segurando uma barra a frente do corpo, e sem flexionar os joelhos e a coluna (não curvar), descer a barra em direção aos pés e retornar à posição em pé. Para mais avançado, coloque um pouco de carga.

COMPARTILHAR
Próximo artigoLugares para treinar corrida de montanha em São Paulo
Avatar
Apaixonado por esportes de aventura, ultramaratonista em corridas de montanha e idealizador do canal Sport2Go. Participei de diversas provas nacionais e internacionais. Morei na Nova Zelândia e explorei países e culturas diferentes da América do Sul, Europa, Estados Unidos. Curto bike, trekking, paraquedismo, bungee-jump, corrida e de me aventurar pelo Mundo.